Publicações arquivadas em Natureza

São Paulo registra mais uma morte em decorrência das chuvas

Publicado em: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024 às 13:34
O município de Aparecida foi atingido por chuva de forte intensidade nas últimas 24 horas, o que causou enxurradas, pontos de alagamento e abalo em estrutura de imóveis.

Ciclone perde força e retorna a estágio de depressão tropical no país

Publicado em: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024 às 11:21
Como sua ocorrência se restringiu ao alto-mar, não causou impactos no continente. Ciclones são sistemas de área de baixa pressão atmosférica em seu centro, com circulação fechada, em que os ventos sopram para o seu interior.

Amazônia: pesquisadores fazem expedição em busca de peixes-elétricos

Publicado em: Terça, 20 de Fevereiro de 2024 às 11:52
A expedição é parte do projeto Diversidade e Evolução de Gymnotiformes, que existe desde 2017 e é coordenado por Naercio Menezes, professor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP). Ao longo desses anos, um dos resultados foi a descoberta e descrição de duas espécies de poraquê, em 2019.

Atingidos pela tragédia em São Sebastião temem novos deslizamentos

Publicado em: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024 às 14:04
Parte da população continua sem casa, indenização e sob constante ameaça de novos desastres. “Não durmo. Começou a chover não durmo”, lamenta vítima da tragédia que completa um ano.

Verões mais longos podem provocar extinção dos ursos polares, diz estudo

Publicado em: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024 às 10:36
Aumento das temperaturas na região do Ártico derrete mais rapidamente as calotas de gelo que permitem a ursos polares caçar animais marinhos. Na terra, eles correm risco de inanição.

Após serem extintas, ariranhas retornam à Argentina

Publicado em: Sábado, 17 de Fevereiro de 2024 às 11:41
Fundação Rewilding Argentina coordena projeto com uma rede de zoológicos europeus para levar ao país sul-americano animais da espécie e, no futuro, reintroduzi-los à vida selvagem.

Recife tem áreas alagadas e aulas remotas, após fortes temporais

Publicado em: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024 às 11:17
Por causa dos transtornos, a prefeitura determinou a realização de aulas remotas, em substituição ao ensino presencial nas creches e unidades de ensino da rede municipal, no período da manhã.

Cidade de Macapá adia início das aulas por causa das chuvas

Publicado em: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024 às 13:22
O governo estadual informou ainda que já obteve o reconhecimento federal do decreto de emergência em Macapá. A medida permite intensificar as ações de suporte às famílias atingidas pela força do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, na Zona Sul da capital.

Amazônia pode entrar em colapso em 2050, diz estudo

Publicado em: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024 às 11:44
Alerta feito em estudo liderado por cientistas brasileiros estampa capa da revista Nature. Estresse hídrico resultado de causas sobrepostas precipitaria degradação irreversível da floresta.

SC: chuvas abrem cratera e interditam trecho da BR-470

Publicado em: Quarta, 14 de Fevereiro de 2024 às 14:19
O condutor não percebeu os sinais de alerta feitos por pessoas que estavam na estrada, e o carro acabou caindo no buraco aberto durante as fortes chuvas que têm atingido a região. Uma ambulância foi acionada, mas o casal conseguiu deixar o veículo.

Calor forte atinge toda a extensão do país e gera tempestades

Publicado em: Terça, 13 de Fevereiro de 2024 às 14:37
O meteorologista Olivio Bahia explicou que a faixa litorânea próxima ao Pará e ao Amapá, até o norte do Maranhão, pegando também o litoral do Piauí e o Ceará, deve registrar acumulados de chuva pontuais.

Janeiro foi mês mais quente já registrado no mundo

Publicado em: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024 às 11:08
O fenômeno El Niño começou a enfraquecer no mês passado, e os cientistas indicaram que ele poderia mudar para a contraparte mais fria La Niña este ano. Ainda assim, as temperaturas médias globais da superfície do mar no mês passado foram as mais altas de todos os meses de janeiro já registrados.

Neve e gelo prejudicam viagens antes do Ano Novo Chinês

Publicado em: Terça, 06 de Fevereiro de 2024 às 13:41
As províncias de Hunan, no Sul, e Hubei, no centro, foram as que mais sofreram com o clima severo, que piorou no fim de semana, reduzindo o tráfego nas rodovias, cancelando centenas de trens e atrasando voos.

Sicília registra novo recorde de temperatura na Europa

Publicado em: Terça, 30 de Janeiro de 2024 às 13:55
Em comunicado, a organização da ONU diz que um painel internacional de cientistas atmosféricos verificou a temperatura, que foi notificada por uma estação meteorológica automatizada em Siracusa, na Sicília.

SP e Rio de Janeiro têm alerta vermelho para fortes chuvas e ventos

Publicado em: Sexta, 26 de Janeiro de 2024 às 10:56
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas pode ultrapassar os 60 milímetros por hora nessas regiões. Também há previsão de ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

Tempestade Isha deixa milhares de pessoas sem energia no Reino Unido

Publicado em: Segunda, 22 de Janeiro de 2024 às 10:59
A tempestade também levou ao fechamento de inúmeras estradas no país, enquanto a rede ferroviária Network Rail impôs restrições de velocidade na maioria das suas rotas por razões de segurança, devido ao risco de queda de árvores ou estruturas.

Acre registra maior tremor de terra da história do país

Publicado em: Domingo, 21 de Janeiro de 2024 às 11:46
Até agora, não há registro de danos. Isso porque o abalo ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permite a dissipação da energia. Segundo os geólogos, um tremor nessa profundidade dificilmente é sentido pela população.

Frio extremo causa dezenas de mortes nos Estados Unidos

Publicado em: Domingo, 21 de Janeiro de 2024 às 10:37
Tempestades de inverno já atingem várias partes do país, deixam milhares sem energia e cancelam voos. Temperaturas devem cair ainda mais neste fim de semana.

Raio mata banhista em Praia Grande, no litoral de São Paulo

Publicado em: Domingo, 21 de Janeiro de 2024 às 10:05
Dos atingidos, três estão em estado grave, mas estáveis; uma mulher, de 60 anos de idade, no entanto, morreu. Mais quatro pessoas também sentiram a descarga elétrica e foram socorridas, mas não apresentam quadro grave.

Brasil registra recorde de desastres naturais em 2023

Publicado em: Sábado, 20 de Janeiro de 2024 às 15:32
O mapa divulgado pelo Cemaden mostra que há uma maior incidência em regiões próximas ao litoral do país. No entanto, no ranking de municípios com mais ocorrências, Manaus (AM) lidera, com 23, seguido de São Paulo (22) e Petrópolis (18).
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo