Publicações arquivadas em Direto da Redação

Observatório da Imprensa censura o jornalista Rui Martins!

Publicado em: Sexta, 19 de Abril de 2024 às 11:44
Por Rui Martins - O Observatório da Imprensa deixou de ser um tribuna em favor da imprensa livre e adotou também a censura, a pretexto de querer ser uma simples Revista da Imprensa? Foi isso ou a nova direção do Observatório não queer ofender os evangélicos?

Elon Musk, pode um estrangeiro intervir no STF?

Publicado em: Segunda, 15 de Abril de 2024 às 18:39
Por Rui Martins - Pior ainda - é aceitável a moção de aplauso e louvor ao empresário Elon Musk, da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, aceitando e se curvando diante de uma intervenção estrangeira num órgão de representação política brasileira? é aceitável o Senado debater com o interventor estrangeiro sobre as medidas adotadas pelo STF?

1964 - Lídia Maria de Melo, crescendo sob a ditadura (2)

Publicado em: Terça, 09 de Abril de 2024 às 17:11
Por Rui Martins - ""Quando acabou a ditadura em 1985, eu estava terminando minha segunda Faculdade, a de Jornalismo, depois de ter terminado a de Letras. Já era professora primária e dava aulas na rede estadual de ensino. Meu mestrado, na USP, em comunicação e artes, foi sobre a influência dos jornais no processo de surgimento de novas palavras na língua portuguesa".

1964 - Adelto Gonçalves, Os Vira-latas da Madrugada

Publicado em: Quinta, 04 de Abril de 2024 às 18:27
Por Rui Martins - Muita gente já esqueceu a vitória do Partido Comunista do Brasil, legalizado logo após o retorno do Brasil à democracia em 1945, nas eleições para a Câmara Municipal de Santos, elegendo mais da metade dos vereadores. O estádio do Santos ficou repleto quando o Cavaleiro da Esperança, recém-libertado de uma longa prisão, Luís Carlos Prestes, fez ali um de seus primeiros discursos.

Michelle Bolsonaro para presidenta?

Publicado em: Sábado, 30 de Março de 2024 às 12:30
Por Rui Martins - E seriam essas as únicas razões capazes de impedir o Brasil de ter uma presidenta, quando já houve a Dilma e mesmo uma Eva na Argentina? Não! Existe outra muito mais difícil de suplantar: como reagiriam os filhos de Bolsonaro, eles que sempre se imaginaram serem os herdeiros do pai Bolsonaro e donos dessa dinastia?

A origem e o trajeto do "papel" com a minuta do golpe

Publicado em: Quinta, 21 de Março de 2024 às 17:09
Por Rui Martins - Gente simples, muitos facilmente influenciados por seus pastores locais, provavelmente nunca tinham lido e se lessem não entenderiam o texto do tão citado artigo 142.

Aqui, agora. Aqui e agora. Perigo!

Publicado em: Sábado, 16 de Março de 2024 às 13:17
Por Marli Gonçalves - Não foram mais de dez segundos. A pouco mais de um metro, aos berros de sai, sai, sai, um homem enorme e com a cara toda ensanguentada, arma na mão, monta na moto de um entregador que acabara de estacionar para uma entrega. Outro, também enorme, monta na garupa e saem, derrapando, quase caindo; se alguém estivesse à frente não teria tido tempo de pular

Pastor Silas Malafaia saiu cantando de galo

Publicado em: Domingo, 10 de Março de 2024 às 08:43
Por Carlos Wagner - As investigações da Polícia Federal (PF) sobre a conspiração do golpe de estado de 8 de janeiro, que acabou em quebra-quebra em Brasília, apontaram o envolvimento de generais e outros oficiais de altas patentes com os conspiradores.

Nem sempre a Suíça vai na frente do Brasil

Publicado em: Domingo, 03 de Março de 2024 às 15:38
Por Rui Martins - A conquista de hoje pelos aposentados suíços deveu-se à uma iniciativa da União Sindical Suíça, que para ser posta em votação nacional conseguiu o apoio de mais de 100 mil assinaturas.

Paulista: circo, igreja e muita cafonalha

Publicado em: Sexta, 01 de Março de 2024 às 15:06
Por Rui Martins - A apoteose veio com o pastor Malafaia, cujos gritos a ponto de provocar-lhe uma rouquidão, se confundiam com acessos histéricos de santo ódio, no seu desafio ao poder temporal constitucional e judicial. Seriam assim os gritos de Antônio Conselheiro levando à destruição o crédulo povo em Canudos?

Bolsonaro ainda quer virar a mesa?

Publicado em: Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 às 17:45
Por Carlos Wagner - Nas manifestações bolsonaristas, lideranças neopentecostais costumam levar a bandeira de Israel. Andei viajando durante quatro dias, entrevistando pessoas pelo interior do Rio Grande do Sul. Retornei para Porto Alegre na terça-feira (20/02).

Malafaia patrocina desafio ao STF em São Paulo

Publicado em: Sábado, 17 de Fevereiro de 2024 às 17:18
Por Rui Martins - O ato, que deverá encher a avenida Paulista, em São Paulo, com as mesmas conhecidas personagens enroladas em bandeiras verdes-amarelas, já vistas durante meses diante de quartéis e, em janeiro, praticando o quebra-quebra dentro dos prédios da praça dos Três Poderes, foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, por sugestão e quase intimação do pastor evangélico Silas Malafaia.

Colocando água no chope!

Publicado em: Domingo, 11 de Fevereiro de 2024 às 19:41
Por David Coelho - As igrejas evangélicas, segundo pilar do bolsonarismo, seguem a todo vapor e acabam de conseguir mais isenções fiscais junto a Lula. Por fim, o coração econômico do bolsonarismo, o agronegócio, tem ampliado seu poder no país, a ponto de ter sua própria propaganda doutrinária na TV Globo.

Agência da ONU cúmplice do Hamas?

Publicado em: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024 às 14:52
Por Rui Martins - A demissão de 12 funcionários suspeitos de cumplicidade nos ataques a Israel não garante ao diretor da UNRWA, Philippe Lazzarini, sua permanência no cargo.

O fim do mundo está próximo?

Publicado em: Quarta, 31 de Janeiro de 2024 às 19:21
Por Rui Martins - O outro perigo vem do Oriente Médio com países como o Irã governados por teocracias religiosas e organizações islamitas como o Hamas com objetivos de expansão e domínio mundial.

Bolsonaro e seu documento fajuto

Publicado em: Segunda, 22 de Janeiro de 2024 às 15:00
Por Celso Lungaretti - Certo estava eu quando, no primeiro ano de seu catastrófico mandato presidencial, já o qualificava de ladrão de galinhas. É o que sempre foi e o que será até o último dia de sua infame existência.

Herdeira de milhões quer doar tudo

Publicado em: Terça, 16 de Janeiro de 2024 às 09:55
Por Rui Martins - Ela, que é ativista e jornalista de acordo seu curriculum vitae, milita por uma reforma na lei austríaca, capaz de colocar contra ela todas as afortunados do mundo: Marlene Engelhorn quer uma taxação do Estado sobre as heranças dos ricos e multimilionários.

Donald Trump quer ser o Putin americano?

Publicado em: Quarta, 10 de Janeiro de 2024 às 16:39
Por Rui Martins - Essa apreensão diante do futuro dos EUA, coincide com o reforço da extrema-direita na Europa. Fator importante nos EUA, Trump significa o reforço da influência religiosa e o controle pela religião com seus dogmas na elaboração das leis e nos julgamentos do judiciário. Assim como ocorreu no Brasil com Bolsonaro, os evangélicos norte-americanos são os grandes apoiadores de Trump.

Justiça suíça liberou Cuca

Publicado em: Sábado, 06 de Janeiro de 2024 às 17:24
Por Celso Lungaretti - Qualquer ser humano decente pediria desculpas ao Alexi Stival, quase condenado pelo tribunal da internet a uma aposentadoria precoce, já que preferia continuar trabalhando e havia clubes querendo seus préstimos.

A saia justa de Lula em 2024

Publicado em: Domingo, 31 de Dezembro de 2023 às 15:09
Por Jean-Jacques Kourliandsky - Lula goza de forte apoio popular, sem dúvida devido ao bom desempenho da economia, às consequências das primeiras medidas de reativação da política social e à marginalização de um Bolsonaro, sem herdeiro aparente.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo