Além de muito samba no pé, o G.R.E.S. Turma da Paz de Madureira também tem como meta fomentar a cultura agregando educação respeito, igualdade, impulsionando mulheres e suas expectativas impactando o carnaval.
Por Redação - do Rio de Janeiro
A Turma da Paz de Madureira ou TPM, a primeira Escola de Samba Feminina do Brasil, realizará neste sábado, na quadra do Império Serrano, em Madureira, Zona Norte do Rio, o lançamento do enredo do Carnaval 2024, Lugar de Mulher é onde ela quiser. O evento começa a partir das 14h.

Além de muito samba no pé, o G.R.E.S. Turma da Paz de Madureira também tem como meta fomentar a cultura agregando educação respeito, igualdade, impulsionando mulheres e suas expectativas impactando o carnaval.
– O Gres TPM atua no acolhimento e no apoio fortalecendo mulheres, atuando em suas vidas, buscando superação, respeito e igualdade. Somos todas irmãs, criando uma rede de apoio, uma com as outras através do Carnaval. Durante todo o ano estamos conectadas e nos apoiando, até porque, é muito difícil manter uma entidade feminina, precisamos ser respeitadas e ocupar nossos espaços – disse Barbara Rigaud, presidente da Escola.
O tão esperado desfile de 2024 da agremiação será uma reedição do G.R.E.S. Império Serrano de 2020 no qual se fala um pouco sobre as mulheres que atuaram na guerra e lutam por um país machista.
– Foi retratado a força ancestral de Oya senhora dos ventos, ela foi uma mulher guerreira. Também iremos retratar Maria Quitéria (militar baiana que lutou na Guerra da Independência do Brasil) e nossa Rainha Marta da Seleção Brasileira. Podemos dizer que vamos do Jongo aos tribunais – garantiu Bárbara.
Sobre o Gres TPM
A TPM é uma instituição carnavalesca que visa o empoderamento e a inclusão das mulheres através da cultura do carnaval. Foi fundada em 2013 em Madureira, como bloco. Em 2022 se tornou a primeira Escola de samba feminina do Brasil, Grêmio Recreativo Escola de Samba TPM. Em 2023 colocou na rua o primeiro desfile pela categoria Avaliação. Para o Carnaval de 2024 a Escola irá levar para Entendente Magalhães o enredo "Lugar de mulher é onde ela quiser".